segunda-feira, 7 de abril de 2014

Morre um gênio, nasce um mito. A vida e legado de Kurt Cobain - Parte 1

Gênio. Louco. Duas qualidades marcantes que unidas, transformam uma pessoa comum em um imortal. Assim era Kurt Cobain, líder da banda Nirvana. Vanguardista do Grunge, um dos mais emblemáticos gêneros do Rock’n’Roll, de todos os tempos. Sua história, sua insanidade, seu estilo, seu legado, são recordados e vivenciados por fãs em todo mundo, mesmo após 20 anos de sua morte.

VENHA COMO VOCÊ É, COMO ESTIVER (Come As You Are)

Kurt Donald Cobain, nascido em Aberdeen, Washington, nos Estados Unidos em 20 de fevereiro de 1967, era filho de uma garçonete e um mecânico automotivo. Tão novo, o garoto demonstrava preferência pela arte. Talentoso para desenhar, adorava retratar os personagens da Disney. Imitava o Pato Donald, acompanhado de sua irmã caçula, chamada Kimberly.

FIQUEI TÃO LOUCO QUE ME ARRANHEI ATÉ SANGRAR (On A Plain)

Sua precoce genialidade destacava-se na música. Desde pequeno, dava sinais de seu verdadeiro talento. Com apenas dois anos de idade mostrou interesse por Beatles e Monkees, quando ganhou discos, como presente de uma tia. Aos três anos, demonstrava outro de seus destaques - sua personalidade difícil, que o acompanharia pelo resto de sua vida, quando cantava músicas ofensivas direcionadas a policiais.  O interesse pela música foi contínua em sua infância. Aos nove anos de idade teve aulas de bateria profissional, após desgastar uma pequena bateria de brinquedo do Mickey Mouse, presente de seus pais.


COM OS OLHOS TÃO DILATADOS, ME TORNEI APRENDIZ (Drain You)

Divórcio dos pais, problemas constantes de saúde, uso indiscriminado de drogas. Detalhes marcantes que tornaram a adolescência e princípio de juventude de Kurt Cobain, problemática. A música era a sua fuga da realidade, cheia de turbulências particulares, desde convívio social, relacionamento tumultuado com seus pais e assiduidade na escola, ao qual ele largou antes mesmo de terminar o ginásio.


NÃO LIGO, LIGO, SE NÃO TENHO CABEÇA (Breed)

Determinado em seu grande objetivo, Kurt Cobain “entrou de cabeça” em busca de ser um Rock Star. A guitarra tornou sua paixão desde os primeiros acordes, quando em seu aniversário de 15 anos ganhou uma de presente de seu tio. Sua primeira banda chamava-se Fecal Matter, formada no ano de 1985. Adotou o punk rock como seu estilo. Com o desmembramento da banda, Cobain em sua jornada conheceu o baixista Krist Novoselic, parceria esta que duraria durante toda a carreira musical de Kurt. A busca tanto por um baterista, quanto para um nome definitivo para a banda, era uma constante. Aaron Burckhard, agitou as baquetas por mais tempo no período de apresentações da banda SkidRow, que virou Bliss Windowpane e posteriormente Ted Ed Fred.


NÃO ESTOU EM DÍVIDA COM NINGUÉM (Pennyroyal Tea)

Após este período de indefinições, finalmente surgiu o marco que imortalizaria uma das maiores bandas de Rock de todos os tempos. Nirvana trouxe ao Punk, uma característica mais comercial, com letras menos “sujas” e consideradas inadequadas, típicas do gênero nos anos 80, porém enfatizando o estilo auto-depreciativo e desmoralizador do grunge. O que parecia ser mais um recomeço, tornou-se inesquecível, imortalizando seus integrantes, seu estilo, sua música.


Sou o pior no que faço de melhor
E por este presente eu me sinto abençoado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário