segunda-feira, 26 de maio de 2014

Senhor das razões

Dias, meses, anos, tudo passa. Tempo futuro, tempo passado, tempo presente, o tic-tac não perdoa. Mudanças acontecem, mal percebemos, mal nos adaptamos. Quando nos damos conta, nos surpreendemos e pensamos o quão rápido tudo passou.

Dia de 24 horas, parece piada de mau gosto. Mal acordamos, mal dormimos e lá vamos nós de novo, abraçados em nossas rotinas. Tudo recomeça, as coisas se transformam, às vezes não percebemos. Não damos conta, não interessamos, pouco importa.



A vida nos faz crianças, passivas de metamorfoses, de aprendizados, de experiências inesquecíveis, descobertas infinitas ao longo de nossa trajetória. O tempo nos move em busca de autoconhecimento, da definição do próprio “eu”.

Analisando cada passo, cada decisão, notamos que o tempo não perdoa, não permite erros. Impossível é voltar no tempo para corrigir o equívoco, refazer, tomar outras escolhas. Para isso existe a desculpa, o pedido e reconhecimento da falha, o flagelo do ego que nos diminui comparado à perfeição.

Reconhecer os enganos é a saída para quem errou no passado e a dura lição a quem deseja triunfar no futuro. Só aprende, só cresce, só progride, quem erra. O erro é sinônimo de audácia, de coragem, de vitória.

Mas que tempo é esse que voa mais rápido que a luz e não me deixa pensar? Não me deixa viver? Não me deixa respirar? Sufoca meus planos, meus sonhos, minha sanidade? Só me resta olhar para trás e ver o que perdi, o que ignorei, o que deixei de conquistar.


Olhar ao passado sim, apegar-se a ele, jamais. Ninguém pode mudar o que passou. O projétil uma vez disparado, não muda seu curso, tampouco o destino de seu alvo. É inútil vagar em busca do que poderia ter sido diferente. Atentar-se ao que temos agora é a solução. Ações sóbrias e sensatas justificam o bom caráter.

O que esperar do futuro? Como saberei o que acontecerá? Por que ele não fala comigo? É a incógnita que dá sentido a vida, aumenta o drama e as expectativas. Quando serei bem sucedido? Quando meu time vencerá novamente? Quando aparecerá meu grande amor? Quanto tempo mais tenho de vida? O futuro é movido pelo interrogatório, pelo receio, pelo medo.


Mas onde está o poder da decisão? Como poderei corrigir os erros do passado e ter um futuro que desejo? Pergunte e responda isto agora. Haja imediatamente, pois só temos controle do presente. É nele que nos transformamos, melhoramos, evoluímos. Não tenha medo de agir. O futuro é construído com ações presentes baseado no conhecimento passado.

Façamos uso dessa santíssima trindade da melhor maneira possível. O ingrediente é antigo. Inverter as etapas é voltar ao zero, isso se for abençoado com uma nova chance.


Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário