segunda-feira, 22 de abril de 2013

Ideias


Surgem assim de repente, não tem hora para acontecer, nem roteiro definido. Causam expectativas e empolgação por nos abrirem uma infinidade de novas possibilidades, nos deixam nas nuvens pensando no desenvolvimento e resultados, abrem novas perspectivas, mudam nosso humor e às vezes mostram o caminho para outras ideias.

Agora como colocar em prática e conduzir as ideias é o “X” da questão, empecilhos aparecem acompanhados de dúvidas e algumas vezes dependem de terceiros, sejam pessoas, estrutura ou investimento financeiro.

Grandes invenções que revolucionaram o mundo ao longo da história começaram a partir de ideias, entretanto não tiveram aceitação de imediato, muitas vezes causaram dúvidas, críticas, e foram desdenhadas e desacreditadas por pessoas incrédulas ou mesmo otimistas. Essa é uma característica marcante das ideias e que levam a muitos com o tempo, a desanimarem e permitirem que o fogo e paixão do surgimento daquilo que consideravam a oportunidade de ouro ser definitivamente extinta.

Entretanto, sempre temos que ter em mente que ideias não se sustentam por si, é preciso persistência e fé de que sairá do papel e causará o impacto esperado. Você sabia que a genial ideia da invenção da lâmpada de Thomas Edison, fracassou mais de dez mil vezes antes de obter êxito? E que Henry Ford persistiu junto a seus engenheiros por mais de um ano depois de incontáveis fracassos, no projeto da criação de um motor monobloco de oito cilindros movido a gasolina? Sua insistência ganhou força quando seus funcionários mais brilhantes, disseram a ele que era impossível. Muitas idéias sofrem descrença, porém a determinação em torná-la realidade, será o diferencial entre o fracasso e a vitória.

Também temos que ter cuidado com os “matadores de ideias”, pessoas que pensam que ela não é viável, criam barreiras, impõem limites e consideram loucura, a “ridicularização” é uma característica presente em concepção de novas ideias.

Um princípio marcante a não aceitação de novas ideias, é a forte tendência dos seres humanos em rejeitarem mudanças, estão acostumadas com rotinas, a seguirem fórmulas e receiam não se adaptarem, pois grande parte não entende que mesmo que seja para um aperfeiçoamento futuro, tudo sempre piora antes de melhorar, essa é uma lei natural da vida.

Se você tiver uma grande ideia, leve-a adiante, persista, não pense que é impossível, compartilhe com quem possa te apoiar para que seja expandida e incrementada com outras visões, experiências e pontos de vista. Lembre-se que historicamente, muitos antes de serem chamados de gênios, foram chamados de loucos. 






As ideias das pessoas são pedaços da sua felicidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário