segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Culto ao corpo

Somos todos seres humanos dotados de inteligências e capacidades que ao longo da história foram aprimoradas e nos levam a feitos incríveis em avanços e descobertas cientificas, materiais e sociais. Se você está lendo este texto com certeza é dotado de certa capacidade mental principalmente para executar algo tão simples. Agora se somos tão inteligentes e temos a racionalidade como nossa principal ferramenta, porque o que ganha destaque são belos físicos próximos a perfeição?

A aparência externa a cada dia ganha mais atenção, veículos midiáticos descobriram com o tempo que a exploração de corpos bem delineados desperta a atenção e o desejo das pessoas, seja para possuírem quem se exibe ou para se igualarem em suas características.

Obviamente é natural e importante que as pessoas também valorizem a saúde física em busca de uma melhor qualidade de vida, além do mais, vaidade controlada faz bem a auto-estima, entretanto, intimamente a grande maioria deseja ser bem vista e admirada por seu físico bem trabalhado e a recompensa por horas dedicadas em academias.

Os exemplos vistos nos últimos anos, principalmente na televisão confirmam a ideia de que o intelecto forçadamente cede espaço a músculos, pernas, seios e glúteos, o horário nobre de domingo que o diga, o festival de nádegas balançando de um lado ao outro são convidativos à alguns dos pecados capitais. Escravos de números, ibopes, audiências, se rendem ao gosto popular do “prazer rápido”.

Essas ideias são fortemente compradas pelo público que mal percebe a influência, relutam em admitir, mas adquire o que é divulgado, desde roupas cada vez mais reveladoras e ousadas, ou até mesmo a cultura ao corpo, fazendo com que alguns inconseqüentes e desesperados por resultados, busquem meios alternativos para conseguirem, como anabolizantes e excesso de suplementos alimentares.

Recentemente a mídia divulgou que o Brasil é o país com maior registro de cirurgias plásticas no mundo. Um implante de silicone nos seios para ficarem mais bem vistos, eliminação de sinais de expressão que aparecem com a idade e por ai vai, são dados que ratificam o idealismo vendido e comprado por aqueles que buscam a perfeição física.

Até as páginas de relacionamento na internet são alvos de culto ao corpo, é cada vez mais freqüente nos depararmos com jovens entre seus doze e vinte e poucos anos, exibindo-se com seus celulares fotográficos em frente ao espelho com trajes menores fazendo pose e sendo admirados como ídolos. Os valores estão mudando discretamente e damos pouca atenção ao fato para analisarmos o que realmente é importante para as futuras gerações.  

Qual é a graça de duas pessoas dentro de uma banheira, em uma disputa de quem pega mais sabonetes? Dizendo não representa nada, mas visto foi um dos grandes sucessos da televisão brasileira nos anos 90, confira no vídeo abaixo para ter uma ideia melhor do assunto abordado. 


“O corpo – a vagina da alma”
 Carlo Dossi


Nenhum comentário:

Postar um comentário