domingo, 11 de agosto de 2013

365 dias do pais

Herói, guerreiro, chefe, protetor, progenitor, grande homem, coroa, velho, papai ou simplesmente... Pai. Uma palavra tão pequena com um significado tão grande, três letras que definem aquele que nos dá a vida, uma sílaba que resume nosso exemplo como seres humanos, a referência de um pai molda o ser humano e cidadão do futuro. 

Todas as pessoas são movidas a exemplos, não apenas na criação infantil, mas também em todo o seu desenvolvimento, entretanto, o mundo sempre exigiu que as pessoas se apresentem com um mínimo de educação e boas referências, e feliz é o homem que tem por base educacional e exemplo dado por seu próprio pai, afinal o processo educacional não é apenas movido com lições rígidas mas também com amor. Um pai que ama verdadeiramente encontra o meio termo neste processo para amparar todos os lados que necessitam de ajuda para a formação de seu filho.

Nenhum pai nasce pronto, ao contrário, todos nós nascemos prontos para sermos filhos e necessitamos da figura paterna ao nosso lado, ele será o braço direito de nossa mãe e o pilar central em nossa casa, guiará nossos passos ao caminho do bem, da ética, da moral, do respeito, do amor. Infelizmente nem sempre é assim, esporadicamente vemos na televisão ou ficamos sabendo quando alguém nos conta, casos de pai que pede a seus filhos para mendigarem esmolas, vender drogas ou praticar o mal de alguma outra maneira, nem todo pai é bom exemplo, nem todo pai espelha a verdadeira figura paterna.

Se ser mãe é padecer no paraíso, ser pai não fica longe disso, apesar de muitos não demonstrarem tanta afeição ou preocupação exacerbada com seus filhos, uma característica tipicamente masculina, os pais possuem em sua genética o instinto protetor, bem típico da natureza. Quando vemos sobre a vida selvagem, podemos averiguar a imagem do macho líder do bando conduzindo sua família, é visível em nossas retinas ou memórias a figura do grande leão conduzindo sua família, orgulhoso por ser o condutor que propicia segurança contra os perigos existentes.

Paternidade simboliza amor, agrado, boa vontade, benevolência, carinho, perseverança, paciência, apenas os que passaram por esse processo em sua jornada sabem o que isso significa, ensinar e aprender com seus filhos, ouvir e ser ouvido, castigar e punir quando necessário, quem ama educa, ensina, exemplifica, tolera. Um bom pai educa seu filho a se tornar um bom filho no presente para que o mesmo seja um bom pai no futuro.

Todo segundo domingo do mês de agosto, é comemorado simbolicamente o dia dos pais, tradicionalmente se reúne as famílias, filhos presenteiam o pai, ou prestam homenagem aquele que não está mais presente no plano físico, porém somos abençoados por poder apreciar a presença ou prestar homenagem a eles todos os dias, o que é mais do que merecido. Sou um filho tão orgulhoso de meu pai que o honro 365 dias por ano e se possível faço até hora extra.


O fracasso é órfão; O sucesso dá briga pela paternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário