segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Talentos, encontre os seus

Todos nós temos, isso é fato. As variações são muitas e cada um com seu devido valor. É difícil entender como é distribuído um talento, ou quais são os pré-requisitos necessários para conseguir os mais admiráveis e que trazem maior retorno.

Parece que este é um tema em que mais rapidamente chegamos àquela velha conclusão, usada quando não se sabia algo, de que Deus quis assim. Talentos não escolhemos nem distribuímos. Não pedimos pelo cardápio e muito menos recebemos um manual de instruções de como devemos desenvolvê-lo e usá-lo a nosso favor. Ele faz parte de nosso processo de desenvolvimento pessoal.

Conforme crescemos e aprendemos, também desenvolvemos nosso potencial. Em alguns casos, encontramos nossos talentos precocemente, através de atividades educacionais. Em salas de aulas surgem futuros, pintores, artistas, engenheiros, advogados, professores, isso, principalmente se os aprendizes receberem o devido estímulo.

Em alguns casos, nato. Pessoas nascem com determinados potenciais e aprendem o ofício rapidamente, quase inconscientemente. Outras vezes, desenvolvido. Através da dedicação e prática, preferencialmente diária, dons, como também são conhecidos, ganham contornos reais, independente do grau de dificuldade.

E como comparar os dons de cada indivíduo? Talvez essa relação seja injusta, pois a perspectiva de admiração é subjetiva. Há aqueles que admiram boa música rancheira tocada suavemente no violão, enquanto outros se esbaldam, liberando seus instintos ao som grave da guitarra elétrica. Um ícone futebolístico é reverenciado para os admiradores do esporte, muito mais do que um escritor talentoso, graças à interferência da mídia de massa, como bem sabemos, porém não pensam assim os amantes da literatura.

Dons, combinados com a alta demanda de atenção pelo ofício desempenhado, resultam em riqueza por aquilo que se faz por amor, entretanto, uma das particularidades do talento, é o auto-reconhecimento e a própria satisfação por estar fazendo aquilo que gosta, desenvolvendo assim o seu potencial com maior aproveitamento.  Existem aqueles, que o reconhecimento financeiro pouco importa. Nunca abririam mão do que fazem de coração por qualquer tipo de recompensa financeira.

Seja ele qual for, temos como obrigação desenvolver ao máximo nossos talentos. Somos agraciados por Deus com tamanha dádiva, para que nossas vidas possam ter sentido. Somos responsáveis por deixar nosso legado e sermos lembrados, independente do número de pessoas, de que fomos merecedores de tais habilidades.

Nunca desista de encontrar sua verdadeira vocação. Continue lutando e perseguindo aquilo em que acredita ser bom. O talento é a principal ferramenta e seu desenvolvimento, o melhor caminho pelo qual atravessamos para realizar nossos sonhos.



Para se ter talento é necessário estarmos convencidos de que o temos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário