segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Somos tão jovens

Fase esperada, época sonhada, idade onde todos os sonhos são possíveis. Era de dúvidas, incertezas e decisões que nos perseguirão pelo resto de nossas vidas. Essa é a fase mais emocionante, empolgante, apaixonante. A tão aguardada e “eterna” juventude.


Obviamente, não é uma regra que todos tenham a mocidade com as mesmas características. Alguns antecipam e começam a tomar suas próprias decisões mais cedo, seja pela liberdade assistida ou total ausência dos pais ou responsáveis. Ou ainda pela influência de amigos mais empolgados que não dão tempo ao tempo, até atingirem certa maturidade para colocarem em prática, o que o mundo tem a oferecer nesta etapa.

Começa aos 18 anos e se prolonga além dos 40, pelo menos, assim é relacionado e vivenciado atualmente. Talvez esse seja o período em que as pessoas são menos segmentadas. Cada um tem seu estilo, suas preferências, sua profissão, suas escolhas. Algumas sábias e produtivas outras nem tanto, e às vezes, prejudiciais e irreversíveis.

Presenciamos com certo orgulho quando nos deparamos com jovens promissores e comprometidos com seu futuro, focados no aprendizado e em suas inúmeras disciplinas. A grande maioria se prepara para o vestibular, em busca das melhores universidades, galgando uma carreira de sucesso. Há outros que vão além. Preocupados com causas sociais, ingressam em trabalhos voluntários, aproveitando a vigor da idade para compartilharem seus aprendizados e adquirirem experiência.

Porém, como mencionado anteriormente, nem todos possuem as mesmas características. Boa parte aguarda ansioso a época da juventude para se divertirem cometendo excessos em vários aspectos. Experimentam alternativas para estimularem a empolgação e fazem o primeiro contato com drogas, álcool, atitudes promíscuas e irresponsáveis, isso quando já não o fazem quando são mais novos. Levados pelo impulso da busca por situações excitantes, não respeitam seus próprios limites e encontram fragmentos de felicidades intensas, porém ilusórias e passageiras.


O resultado de atitudes impensadas muitas vezes é a pior possível. Envolvimento com atividades ilícitas, destruição da própria integridade física e moral, quebra de relações familiares e desvinculação de metas futuras. Em situações como essas, podemos localizar os verdadeiros amigos. Não aqueles que brindam apenas suas vitórias, mas os que o sustentam e consolam durante as derrotas.

Um detalhe importante a ser analisado é a força da juventude. Unidos, enfrentam sistemas, injustiças, patrulhas, exércitos, em busca daquilo que consideram justo e correto. Os discursos políticos direcionados à essa classe, mostra bem à sua representatividade em círculos deliberativos. São ouvidos e respeitados, afinal, formam uma grande maioria, em que o mais sábio a se fazer é não contrariá-los.

Independente de esfera social, ser jovem é estar em contato com o ápice de sua representatividade como ser humano. Podemos escolher, enfrentar, questionar, decidir, em grande escala e com estilo. É a fase onde chegamos mais próximo ao ilimitado, onde nossa imaginação em busca dos sonhos flui com intensidade.

Ser jovem é muito bom, e já que não é eterno, aproveitemos da melhor forma possível.


 O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu caráter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário