segunda-feira, 17 de junho de 2013

Democracia? Como assim?

Se é um governo do povo para o povo, porque não é respeitado assim? O que acontece para testemunharmos tantas atitudes hostis contra a população que se permite dar um tempo em sua rotina para tornar-se um manifestante em prol de seu sistema de governo vigente? São nossos elegíveis que estão nos representando ou nossos carrascos? Será que eles esquecem que são prestadores de serviços, ou seja, nossos funcionários e recebem remunerações expressivas pagas pelos impostos dos contribuintes? Tantas questões levantadas e a solução ainda parece distante de nossos olhos, de nossos ouvidos, de nossa realidade.

O conceito de democracia começou na Grécia antiga no século V a.C., onde o povo manifestava seus desejos através do voto direto, delineando os rumos a serem seguidos em suas cidades. Todo cidadão tinha não só o direito mas também o dever de votar, entretanto a ideia de que todo cidadão votava não correspondia a realidade, em Atenas, berço do regime democrático, mulheres, escravos e estrangeiros, não eram considerados cidadãos, portanto eram privados desse direito.

Com o passar dos anos a democracia evoluiu, tornando-se o sistema de governo predominante na maioria dos países, citando a todos como cidadãos livres com direitos e deveres, principalmente quando o assunto é o direito de votar e eleger seus representantes, seja na câmara, senado ou congresso nacional.

Mas até que ponto podemos ter a ótica de que estamos em um sistema de governo livre onde nossas vontades e necessidades são respeitadas e principalmente atendidas? Será que aquilo que nossos representantes decidem realmente nos favorece? O cenário internacional do regime democrático, mais parece um jogo de interesses entre situação e oposição. No Brasil, esse cenário piora, afinal temos a cultura de sermos explorados desde o descobrimento, os políticos com seus discursos moralistas e poéticos, fingem fazer uma administração pública que atendam nossas demandas, e a população assiste parada e até certo ponto omissa.

Digo até certo ponto, pois verificamos através dos fatos ocorridos ultimamente que as coisas não são bem assim. A grande aclamação pública pela redução da maioridade penal tem incomodado nossos nobres deputados e senadores, que parecem que são os únicos a não verem que um adolescente de 16 ou até mesmo 14 anos, está ciente de suas responsabilidades e atitudes. Assim como a cobrança por medidas públicas que contenham o avanço desenfreado da violência urbana, que faz a cada dia vítimas inocentes padecerem por um sistema judiciário defasado e tolerante.

E o que dizer das batalhas diárias após o horário do expediente com o intuito de impedir o aumento das passagens de ônibus. Verdadeiros duelos se concentram nas principais capitais brasileiras com o objetivo de mostrar a indignação do contribuinte que se vê apenas desfavorecido financeiramente.

Alguns reclamam sobre a paralisação do trânsito, sobre seu direito de ir e vir cerceado, sobre o caos instaurado, muitos pedem manifestações pacíficas isoladas, imperceptíveis, para que sua rotina não seja prejudicada, claro que não me demonstro a favor da barbárie, mas algo concreto e visível precisa ser feito, senão a velha estratégia política de amenizar a situação com discursos vazios e autoritários falam mais alto e tudo termina na famosa pizza.

A democracia é um sistema político e como tal deve ter sua filosofia e métodos respeitados e seguidos, afinal uma nação só tem progresso através da dedicação de seu povo e o mesmo tem por direito desfrutar os benefícios de sua contribuição. E nós cidadãos temos que ter consciência e união para garantirmos nossos direitos assegurados e respeitados, afinal somos a base de um país digno e próspero.   


A Democracia hoje é um bando de homens governando um bando maior que não sabem escolher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário