segunda-feira, 10 de junho de 2013

Risos, rs

Ha ha ha ha ha ha, essa com certeza é a onomatopéia mais usada para definir um dos melhores atributos e sensações dos seres humanos, o riso. As situações que nos levam a rir são inúmeras, alguma cena engraçada, inusitada, uma piada, um comentário, as possibilidades são incontáveis.

Em alguns casos provocamos situações que nos levarão a dar boas risadas, como um happy hour com os colegas de trabalho depois do expediente, a baladinha com os amigos no final de semana, onde além de descontração e “azaração”, as boas risadas também são garantias de uma noite agradável.  

O riso representa nossas emoções positivas, mostra o quanto estamos felizes, alegres, entusiasmados, é um de nossos melhores recursos naturais para aliviar a tensão, o stress, a ansiedade, reforçando assim nossa imunidade, diminuindo dores e aliviando a tensão muscular.

Quem não se lembra de alguma situação em que riu copiosamente, ou então de um grupo de amigos que quando se reunia a diversão era certa, ou ainda aquele amigo, colega ou parente divertido que era o responsável pela diversão do pessoal? Pois é, situações que promovam risadas e nosso divertimento fazem parte de nossas rotinas, afinal é um dos caminhos mais promissores para nossa felicidade.

Risadas também são atribuídas as nossas maneiras de expressão, existem casos em que utilizamos dos risos quando ficamos sem graça por uma situação ou para agradar alguma pessoa com quem tenhamos menos afinidade, ou ainda o chefe e alguém considerado importante. Em outras ocasiões, relacionamos a brincadeiras não convencionais, como pequenas brigas e trocas de tapas, nesses casos a risada simboliza que apesar da aparência séria, não passam de brincadeiras de crianças.

Dizemos que rir é o melhor remédio e isso tem fundamento, além dos benefícios já descritos o riso age diretamente na serotonina, um neurotransmissor de nosso cérebro, que além de regular nosso apetite, ritmo cardíaco, movimentos e funções intelectuais, também é diretamente responsável pelo controle de nosso humor.

Particularmente, sou um grande adepto do riso, dou boas risadas com amigos, pessoas do convívio, sozinho, de minhas ideias, meus problemas, situações que crio, pois trata-se de uma representação de felicidade instantânea, não precisamos de muita elaboração, contexto e roteiro para idealizá-lo, basta apenas nossa simples vontade em sermos mais alegres, espontâneos e descontraídos, assim nos aproximamos de outras pessoas e nos tornamos referência de bom humor.

Para fechar com chave de ouro, o vídeo abaixo mostra que não somente situações nos levam a rir, mas também risadas engraçadas de outras pessoas assistam e aproveitem, afinal o que mais desejamos é sermos felizes.


Um dia sem rir é um dia desperdiçado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário