segunda-feira, 24 de junho de 2013

Minha primeira vez

Sempre temos a primeira vez para tudo em nossas vidas, primeiro dia de aula, primeiro amor, primeiro beijo, primeiro zero na escola, primeiro emprego e o mais conhecido de todos, a primeira relação sexual ou como diriam os mais românticos, a primeira vez que fazemos amor.

“VEM, VEM, VEM PRA RUA VEM!”

Entretanto, sempre fui fascinado por fazer diferente, deixo o modismo e o habitual de lado e prefiro compartilhar com os amigos leitores minha primeira experiência como cidadão brasileiro em uma marcha histórica que marcará para sempre nosso senso de patriotismo.

“SEM VIOLÊNCIA, BANDIDO AQUI É CHAMADO DE EXCELÊNCIA!”

Desde que fiquei sabendo desta oportunidade de representar meu país fiquei entusiasmado, a ansiedade foi aumentando conforme a data histórica se aproximava, afinal, o último fato de protesto que causasse comoção nacional aconteceu no início dos anos 90 com o impeachment do ex-presidente Fernando Collor, na ocasião era apenas uma criança e mal entendia a importância em ser um cidadão dentro de um sistema democrático.

“O POVO ACORDOU, O POVO ACORDOU, O POVO ACORDOU!”

A data histórica foi marcada para 20 de junho de 2013, dia que os brasileiros disseram BASTA, chega de sermos tratados como simples pagadores de impostos, chega de sermos massacrados com tributos abusivos e de usarem nosso sacrifício com projetos supérfluos e tendenciados à corrupção.

“VOCÊ AI PARADO, TAMBÉM É EXPLORADO!”

Chegando ao local indicado para a concentração dos manifestantes, a sensação foi indescritível, a grande maioria composta por jovens com caras pintadas de verde e amarelo, cartazes com palavras de ordem e reinvidicações, todos unidos em marcha com o propósito de mostrar a nossos governantes que não toleraremos mais sermos ignorados e desrespeitados.

“VERÁS QUE O FILHO TEU NÃO FOGE A LUTA!”

Nossa peregrinação seguiu pelos principais pontos de entroncamento de veículos da cidade de São José dos Campos, pelo caminho encontrávamos pessoas que embora continuassem suas rotinas, demonstravam apreciação a nossa causa, afinal sabiam que mesmo impossibilitados de acompanhar por motivos pessoais, também tinham seus direitos representados pelos manifestantes.

“VAMOS PRA DUTRA, VAMOS PRA DUTRA, VAMOS PRA DUTRA!”

Com muita organização, sem atos de vandalismo e mostrando superação, o grupo prosseguia sem nenhuma demonstração de cansaço. Em determinado ponto os manifestantes adentraram a principal Rodovia do país, a Via Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, alguns mais empolgados, queimaram uma catraca de isopor no meio da pista, já que o início de toda essa revolta deve-se ao aumento das passagens de ônibus em todo Brasil.

“SAI DO CHÃO, SAI DO CHÃO, CONTRA A TARIFA DO BUSÃO!”

Após uma longa caminhada o grupo parou para gritar palavras de ordem, cantar o hino nacional e convocar um novo protesto, desta vez contra a PEC-37, onde em resumo, os parlamentares querem diminuir ou até mesmo isentar o poder de investigação do Ministério Público e até mesmo do Supremo Tribunal Federal, em casos de gastos excessivos e denúncias de desvio de dinheiro público, como se os meios de abusos e exploração aos brasileiros ainda não fossem suficientes.

“EU SOU BRASILEIRO, COM MUITO ORGULHO, COM MUITO AMOR!”

Finalmente depois de tanto tempo, depois de tanta corrupção, depois de tanto abuso, o GIGANTE ACORDOU. E essa luta não pode parar, só colocaremos fim em tanta desigualdade quando nossos protestos virarem rotina e o fizermos por hábito, assim manteremos o pensamento de ação coletiva em busca de um país mais justo, unido e contra a corrupção, pois esse é o melhor legado que podemos deixar para as próximas gerações.

“DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL, PÁTRIA AMADA BRASIL!”



As ocasiões fazem as revoluções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário