segunda-feira, 1 de julho de 2013

Tinha que ser os vândalos de novo!

Difícil controlar o anseio de uma minoria que assim se destaca pelos seus atos brutos e desmedidos. Talvez possamos assim definir a atitude de vândalos em meio aos manifestos vistos nos últimos dias por todo o Brasil em protestos organizados e conduzidos por pessoas apartidárias e que buscam soluções práticas para um cenário que se mostra caótico há muito tempo.

As atitudes hostis desses grupos ganham destaque na mídia como fechamento dos protestos, geralmente são conduzidas por grupos extremistas, caracterizados por um bando de jovens com seus vinte e poucos anos, todos mascarando os próprios rostos com máscaras, camisetas, ou algum outro tipo de objeto que não os identifique com facilidade.

Em todos os lugares onde ocorrem manifestações, o vandalismo e a barbárie marcam presença, sempre protagonizadas pelos mesmos grupos. Engraçado para não dizer lastimável, deparar em meio as passeatas, algumas pessoas que mal sabem os motivos reais das manifestações, mas para se destacarem em meio ao grupo, cometem atos de destruição de patrimônio, seja ele público ou particular.

Para alguns, essa é a maneira correta de chamar a atenção dos políticos e mostrar que não estamos aqui para brincadeira. É uma demonstração radical de que queremos ser vistos, ouvidos e levados a sério. Que será usado de força bruta se necessário para buscar as mudanças necessárias, que vamos ao extremo de nossas forças para causar a revolução desejada, nem que pra isso ela tenha que ser marcada com sangue e tragédia.

Entretanto não podemos esquecer que a coerção não tem vida longa, em pouco tempo todo o propósito se esvaece devido a excessos. A maioria das pessoas não está acostumada a confusões gritarias, bombas, pedradas e conflitos com a polícia. Aos poucos o ímpeto dos protestos perde força, tudo isso provocado por uma minoria que por razões educacionais ou questões instintivas e de demonstrações de respeito a causa própria, cometem exageros agredindo os outros e a si mesmos. 

Manifestações populares por mudanças e reformas, são direitos garantidos em um sistema democrático, vandalismo é crime e passível de punição. Segundo o artigo 163 do Código Penal é considerado crime causar dano, destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia, com a pena de 1 a 6 meses de detenção, ou aplicação de multa.

Nossas manifestações ao redor do Brasil são legítimas e necessitam de continuidade, pois só assim seremos respeitados e garantiremos nossos direitos previstos na Constituição, entretanto temos que ter inteligência e perseverança, afinal não conseguiremos vencer à base de força bruta, mas sim pela nossa união e persistência.

Os políticos estão começando a sentir a pressão da força do povo, esse é o momento de manter a união de maneira pacífica e tolerante entre aqueles que buscam mudanças concretas para nosso país, pois a honra do lema da bandeira nacional, Ordem e Progresso, está em nossas mãos. 


Vandalismo é tão bom quanto uma pedrada na cabeça de um guarda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário