segunda-feira, 22 de julho de 2013

Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro. Sim, ouvi muito falar sobre isso, mas não sei o que é, sem problemas, vamos descobrir juntos do que se trata.

A JMJ foi criada no ano de 1984 pelo Papa João Paulo II, considerado por muitos como um dos mais inovadores representantes de Jesus Cristo por sua mentalidade modernista. O primeiro evento foi celebrado na Praça de São Pedro no Vaticano onde o papa entregou aos jovens uma Cruz, instrumento este que se tornaria um dos principais símbolos do evento. A Jornada não possui uma periodicidade que seja seguida a risca, mas em média acontece a cada dois anos, sendo cada vez em uma cidade diferente ao redor do mundo.

A ideia principal do evento é aproximar a juventude, ultrapassando as barreiras geográficas, etnológicas, de crenças, costumes e religiões, todos fundamentados no propósito de levar a palavra de Deus a todos os que querem ouvir, não apenas com os ouvidos, mas com os corações.

Lindo isso não é? Sim, de fato, mas nem todos pensam assim, pra variar só um pouco sempre aparecem aqueles que criticam e manifestam-se contra, usam argumentos de excessos de gastos com a logística do evento, acham desnecessário e disseminam a ideia de mau uso do dinheiro público, e ainda tem piores, que costumam ser partidários ao governo e que criticam verbas para a realização da Jornada, mas se abstém de discursar contra a corrupção. Não podemos esquecer também dos ateus, esses sim são campeões em teorizar críticas contra quaisquer eventos de cunho religioso.

Questionamentos a parte, a chegada do Papa Francisco I ao Brasil é aguardada com ansiedade por muitos. Será sua primeira viagem internacional após ser nomeado como o maior representante da igreja católica, desde o conclave que o elegeu após a renúncia de seu antecessor, o atual Papa Emérito Bento XVI, no final do mês de fevereiro deste ano.

O aparato tradicional de segurança para o Papa é reforçado como sempre, além do Rio de Janeiro, onde se concentrará todo o evento, ele visitará a cidade e a Basílica de Aparecida do Norte, que fica no interior de São Paulo. Existe a expectativa de que a exposição mundial da Jornada seja utilizada para chamar a atenção dos problemas políticos sociais que o Brasil passa, através de manifestações semelhantes com as que vivenciamos recentemente. 

A parte disso, o Papa Francisco I é reconhecido por sua humildade e aproximação com as pessoas. Ele enfatiza sempre a importância de sermos solidários a quem precisa de nossa ajuda e estender a mão a nossos irmãos, afinal, como o próprio Jesus disse, o que você faz para o seu próximo é a Deus que está o fazendo.

Esperamos que a Jornada Mundial da Juventude seja abençoada e que várias sementes de bondade e fraternidade sejam plantadas, afinal se o mundo deseja tanto a paz e a boa coexistência entre as pessoas, este com certeza é um bom caminho para consegui-lo.


Portanto, Ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo;

Nenhum comentário:

Postar um comentário