sábado, 13 de julho de 2013

Rock'n'Roll

Bateria, baixo, guitarra, vocal, em geral costuma ser assim, um grupo pequeno de rapazes que a cada toque, a cada tentativa de afinar os instrumentos, de afinar o conjunto mostram a busca por um grande sonho, de formarem uma banda de sucesso do ritmo musical mais popular de todos os tempos, o Rock.

Como todo grande conceito que atravessa eras, o Rock’n’Roll, ou simplesmente Rock tem a sua história, surgiu nos anos 50 no sul dos Estados Unidos, unindo ritmos como blues, country e jazz. Sua característica principal era os protestos contra sistemas e regras, jovens utilizavam-se dessa expressão para demonstrar sua liberdade e rebeldia.

Os primeiros mitos deste ritmo musical foram Chuck Berry, Little Richard e claro Elvis Presley, um ex-motorista de caminhão de família simples que até hoje é considerado por muitos como o rei do Rock. 

A partir dos anos 60, as bandas começaram a se destacar, os garotos de Liverpool revolucionaram o estilo musical e atraiam as atenções de milhares de fãs no mundo todo, atualmente os Beatles ainda são considerados não só pelos seguidores, mas também por especialistas no assunto como a maior banda de Rock de todos os tempos. Na mesma década, impulsionado por discursos antiguerra e aumento no consumo de drogas, outras bandas levaram os fãs ao delírio como Rolling Stones, The Doors e Pink Floyd, o lema sexo, drogas e Rock’n’Roll, marcou esta geração.

Anos 70, 80, 90, e a miscelânea de bandas e estilos não paravam de aumentar, AC/DC, Black Sabbath, Slayer, Motorhead, Iron Maden, Metallica, Megadeath, Ramones, Queen, Guns and Roses, Nirvana, Alice in Chains, Red Hot Chilli Peppers, Pearl Jam, U2, entre tantas e tantas outras, subdivididas em vários gêneros, como Punk, Heavy Metal, Death Metal, Hard Core, Grunge e por ai vai.

Além disso tivemos aqueles que ao longo do tempo fizeram sucesso com carreira solo como Davide Bowie, Lenny Kravitz e o inesquecível Jimmy Hendrix, tido por muitos como o maior guitarrista de todos os tempos.

O Rock também é marcado por histórias trágicas e eventos marcantes. Muitos casos de mortes por overdose, suicídios, atos de violência, discussões e brigas entre integrantes que geraram o fim de bandas famosas. Já os eventos, como não recordar do inesquecível festival de Woodstock ocorrido no ano de 1969 que levou quase um milhão de pessoas a participarem dos shows em uma pequena cidade no estado de Nova York. Temos também com certa periodicidade o Rock in Rio, evento nacional que acontece desde a segunda metade dos anos 80 e que contava com bandas renomadas, tanto nacionais e internacionais.

No Brasil também tivemos o nosso histórico do Rock, a geração jovem guarda como Erasmo Carlos, Eduardo Araújo, Vanderlei Cardoso Roni Von e claro o Rei Roberto Carlos. Além das bandas que conquistaram os brasileiros como Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Titãs, Legião Urbana, Skank e etc.

O dia do Rock é comemorado no dia 13 de julho, data simbólica daquilo que nos acompanha todos os dias e consideramos essencial para nosso entretenimento, seja no som do carro, do computador, na hora do trabalho, dos estudos, enfim, como dizem os fãs, Rock não é música e sim um estilo de vida.

Cada um tem seu gosto dentro do gênero e como fica impossível agradar a todos, escolho um clipe em homenagem aos roqueiros que ficou conhecido como hino oficial do estilo grunge, e também é considerado como uma das melhores músicas de todos os tempos. Vida longa ao Rock’n”Roll!


"Rock 'n' Roll não se aprende nem se ensina."

Nenhum comentário:

Postar um comentário