segunda-feira, 8 de julho de 2013

Patriotismo ou Patriotada?

Duas palavras próximas, significados diferentes e muitas vezes confundidos entre tantos, não por seu entendimento, mas por suas representações. Patriotismo em resumo é o amor a pátria, não só as suas dimensões, fronteiras e solo, mas o que ela nos simboliza, é nosso território e temos que protegê-lo, não só de inimigos externos como também de internos.

Falando assim temos a impressão que estamos em guerra com algum país vizinho, ou um invasor estrangeiro que deseja usurpar nossas riquezas naturais, mas não é por ai, somos agraciados por vivermos em épocas de paz, entretanto nossa vigilância deve ser constante para que não sejamos surpreendidos por pessoas mal intencionadas.

A pátria é formada por seu povo, ele é quem faz o país crescer, evoluir, progredir, e como cidadãos temos que ter nossos direitos atendidos, afinal eles nos são garantidos pela constituição. Podemos encontrar em pesquisas pela internet ou livros de história, batalhas épicas ao longo dos anos, sempre com algum objetivo patriótico, seja liberdade, melhores condições de vida, de trabalho ou as mais variadas garantias.

Já a patriotada nos remete a itens e situações sem importância, desnecessárias, que não agregam em nada para a maioria. Somos conhecidos como um povo festeiro, graças a nossa cultura regrada a futebol e carnaval, que por sinal é marca registrada dos brasileiros, para isso, basta perguntar a algum estrangeiro o que ele sabe do Brasil, fatalmente todos responderão a mesma coisa, sendo o sotaque a única coisa que altera no discurso.

Atualmente onde as informações se propagam em grande velocidade e de maneira desenfreada, as pessoas estão mais atentas ao que de fato lhes interessam. A velha estratégia de colocar algum assunto que mude o foco de reais problemas não gera o mesmo efeito como antes.
Assim, podemos entender da seguinte forma, patriotismo representa o povo lutando por seus direitos e uma nação mais justa, e patriotada é um conjunto de ideias vazias com a intenção de alienar as pessoas, tirando o foco ao que realmente importa. 

Tivemos recentemente um verdadeiro choque entre estes dois tipos de ideais, durante a Copa das Confederações. Enquanto os patriotas usaram da exposição internacional do evento para reivindicar seus direitos, a classe patriotada sentiu-se perdida, pois não havia tempo nem maneira de varrer os problemas para debaixo do tapete.

Cada um de nós temos que ter a auto critica de avaliar ao qual dos dois grupos pertencemos, mas levando em conta a distinção que há entre ambos, assim teremos em mente o que realmente valorizamos e o que esperamos de retorno de nosso país, afinal quem é contribuinte em cada produto ou serviço que consome sempre espera de seu governo algo em troca.

O vídeo abaixo expressa a opinião de alguém considerado ídolo e que mostra bem ao qual grupo pertence. Nos gramados realmente ele foi o melhor, mas quando fala alguma coisa..., bom, todos sabemos o resultado.


Patriotismo, para muitos brasileiros, é apenas futebol na Copa do Mundo. Mesmo assim só se o Brasil ganhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário