segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Mandela - uma vida de sacrifícios e conquistas

Mais um grande homem com trajetória brilhante em nossa história se foi. No dia 04 de dezembro de 2013, faleceu aos 95 anos de idade, o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela.

Madiba, o Conciliador, como era conhecido, nasceu em um vilarejo simples, pertencente à seu pai, líder tribal. Foi o primeiro de sua família a cursar o colégio e após muito empenho, tornou-se advogado. Porém, a escola da vida lhe proporcionou maior ensinamento, onde não foi apenas aluno, mas também professor.

Em uma época sombria e injusta, invasores estrangeiros dominavam o território sul-africano, atendendo os interesses de uma minoria, período este que ficou mundialmente conhecido como apartheid. Mandela foi a voz dos oprimidos, da classe desfavorecida e incapacitada de se levantar para conquistar o que lhes era devido.

Sua luta pela liberdade e justiça custou caro. Mandela foi condenado por conspiração contra o governo de seu país. Aceitou a conseqüência de sua luta de maneira honrada. Uma cela de aproximadamente três metros quadrados, fora sua companheira, testemunha e melhor amiga durante 27 anos.


Apesar da injustiça de sua condenação, Nelson Mandela nunca se deu por vencido. Chegou a recusar redução de pena em troca de conciliação para o fim da luta armada, o que naquele momento significaria a continuidade da segregação racial e conseqüente desfavorecimento dos negros. Sua persistência em meio às diversidades era regido pelo que então virou seu lema – esperança.

Sem nunca desistir de seus ideais, Mandela enfim venceu sua batalha contra o sistema opressor sul-africano. No começo de 1990, após uma intensa aclamação pública, Madiba conquistou a liberdade aos 72 anos de idade. Três anos mais tarde, foi condecorado com o Premio Nobel da Paz, e em 1994, tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul.


Mesmo após uma conquista tão longa e sofrida, Nelson Mandela sabia que aquilo era apenas o começo. Mudar um conceito cultural enraizado em uma nação, não seria fácil. A segregação racial era um muro gigante e vigoroso, e para derrubá-lo seriam necessárias paciência e estratégia.


Para conquistar tal feito, nada melhor do que aprender o caminho com um homem que mostrou disposição em perdoar os que lhe fizeram mal, mesmo após três décadas de injustiça. A união entre os povos foi o estandarte erguido por Madiba, para transformar a África do Sul em uma nação mais justa e próspera.

Mesmo com sua morte, o legado deixado por Nelson Mandela serve de inspiração para aqueles que desejam fazer do mundo um lugar melhor. Sacrifícios e perseveranças fazem parte, mas Madiba mostrou que tudo é possível.


Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário