segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Natal - seja você o presente

Pois é, natal de novo. Época tradicionalmente marcada por presentes, festas, compras, muito trabalho e acima de tudo, excessos, em especial dos itens anteriores. A fartura tem seu alto preço e demanda tempo, que se apresenta cada vez mais breve. Mas que tal parar por aqui e conceituar o verdadeiro significado do natal?

Segundo a tradição, o 25 de dezembro é lembrado pelo nascimento de Jesus, o Messias, filho do Deus prometido. Aproveitando o gancho religioso, também é época de pacificar os corações, contornar antigas mágoas, encerrar desavenças e se aproximar de quem ficou distante. 


Neste período, um pequeno grupo esquecido durante todo o ano é lembrado. Os menos favorecidos se entusiasmam com a oportunidade de contar com o bom coração, ou o momento propício para receber algo das mãos generosas daqueles que podem ajudar e sentem o desejo de compartilhar com os que necessitam.

A solidariedade, talvez seja a maior demonstração de amor pelo próximo. Quando estendemos as mãos para ajudar alguém carente de recursos, não estamos apenas alimentando ou vestindo seu corpo, acolhendo em suas necessidades e lhe conferindo alguns itens, mas estamos de fato lhes levando esperança – de crença no futuro, nas pessoas e conseqüentemente em dias melhores.   

O verdadeiro amor se traduz assim, com ações que mudam de alguma forma a perspectiva de vida de nossos semelhantes, seja em grandes ou pequenas atitudes. É muito simples amar pessoas com palavras e sorrisos, talvez por isso sejam mais comuns. Porém ações de solidariedade marcam para sempre aqueles que ajudamos, e nos tornam exemplos para os demais seguirem nossos passos.


Agora por que ajudamos apenas neste período? Seria também esta mais uma tradição? Não se preocupe que não será considerado anormal ajudando seu próximo durante o carnaval, no dia da independência ou mesmo no dia dos mortos. Voluntariado é maravilhoso quando se torna hábito, fazemos sem pensar em quando, ou se é tradicional fazer isso naquela data. O principal é a diferença que faremos aos outros, que necessitam naquele devido momento.

Durante o natal, um detalhe importante em meio a tantos presentes, roupas, dinheiro, festas, é o fato de sermos gratos pelo que já temos. Nada exalta mais o ser humano do que sua gratidão. Diga obrigado a Deus por tudo o que ele te deu – saúde, paz, família, amigos. Isso são apenas alguns exemplos, entretanto faça sua lista pessoal e agradeça com alegria. Seu espírito se alegrará em saber o tanto que possui e quão rico você é.

Embora desejar paz, saúde, felicidade e prosperidade, sejam comuns no período natalino, farei diferente desejando a todos os leitores, tudo que há de melhor durante os 365 dias do ano. Feliz Natal e que Deus abençoe a todos. 


Sugestões de presentes para o Natal: Para seu inimigo, perdão. Para um oponente, tolerância. Para um amigo, seu coração. Para um cliente, serviço. Para tudo, caridade. Para toda criança, um exemplo bom. Para você, respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário