segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Malandro é mané

Tirar vantagem, pensar apenas no benefício próprio, não respeitar a vez do outro, fazer vista grossa... Uma infinidade de atitudes que comumente tomamos, e que em vez de dizer que somos desonestos, egoístas e em alguns casos, criminosos, preferimos usar uma expressão muito conhecida em nossa nação – o jeitinho brasileiro.


É fato que todos nós somos a favor da igualdade, da lealdade, da honestidade, em todos os sentidos. Ficamos revoltados quando nos deparamos com cenas de violência, corrupção, e outros exemplos de atitudes criminosas. Entretanto, contribuímos para este quadro negativo quando de alguma forma agimos de má fé e desrespeitamos nosso próximo.

“Fiquei com 50 centavos a mais de troco, mas deixa pra lá, melhor pra mim”; “Essa vaga é para idosos, mas e daí? Vou estacionar aqui mesmo”; “Combinamos que seria metade para cada um, mas estou com fome, tenho certeza que ele entenderá”. Algumas dessas sentenças te pareceram familiares? Pois é, difícil imaginar um ser humano que em toda a sua vida tenha sido 100% honesto. Nosso passado às vezes nos ruboriza.

Não se sinta uma pessoa ruim ao ler isto, se por acaso já protagonizou uma dessas ações. É natural do ser humano priorizar suas necessidades e de seus próximos em primeiro lugar. E isso não é errado. Prioridades e egoísmos, embora interpretadas equivocadamente como semelhantes ou até mesmo iguais, são duas coisas distintas. Temos que ter zelo por nosso lugar ao sol, ou ninguém terá.

O problema começa quando alguém se excede e quer levar vantagem em tudo, Corrompendo-se em prol da ganância e de bens que o irão promover socialmente. Para virar um vício que o irá dominar para sempre, é uma questão de tempo e prática.


Mais do que uma atitude incorreta, trata-se de um desrespeito ao que é alheio. Regras de conduta que aprendemos e colocamos em prática, ao longo de nossas vidas, não foram uma intervenção divina ou dádiva, mas sim uma criação humana. Após milênios em que povos concebiam a ideia de dominadores e dominados, regras igualitárias foram criadas para que houvesse uma relação amistosa e próspera entre os homens, e violar essas condições, nada mais é do que um retrocesso.

A malandragem, algo que em geral se faz vista grossa, tem o seu maior desafeto – a consciência. Pessoas que prezam valores definidores de bom caráter, sente-se incomodadas com o fato de agirem erroneamente.

Como bem dizem que tudo que vai volta, o malandro de hoje, pode ser o mané de amanhã.


Malandro se soubesse quanto é bom ser honesto !!!! Seria Honesto só por Malandragem ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário